Escutando um podcast do Café Brasil (recomendo a todos), aprendi o que era felicidade, e felicidade é um instante de vida que você gostaria que durasse um pouco mais, é um instante que você gostaria que não acabasse logo, é um instante que você gostaria de repetir.
    Vemos que não estamos levando a vida com felicidade, que só queremos que o tempo passe rápido, torcemos para que o dia passe logo para que possa almoçar, que a tarde passa logo para que possamos descansar, que o dia passe logo, para que a semana passe logo, para que o mês e o ano passem logo, e acabamos não aproveitando, apenas torce que tudo passe logo.
    Luciano Pires me apresentou o significado de uma palavra, deleite: gozo íntimo e suave, prazer inteiro, pleno, delicia.
    Sempre que vejo um trabalho bem feito que me passa algo a mais, via intuição, uma sensação, noto ali que alguém andou se deleitando, alguém ali andou tento prazer, e esse deleite é contagioso, ele passa pra gente no brilho dos olhos, na gestualização, no falar, e mesmo que o interlocutor não esteja presente, funciona. Sabe aquele quadro que você observa e sente que algo te toca, aquela melodia, que te emociona, aquele poema que te massageia a alma, aquele texto que te faz refletir. É certo que alguém andou se deleitando enquanto fazia aquilo e você foi contagiado.
    Mas quando se sentir contagiado, é bom dar uma olhada no interlocutor, ver se ele está mal humorado, azedo, preocupado, se ele está serio ou sereno. Nessa percepção estão as pistas, e talvez descubra que Oscar Wilde quando escreveu que a seriedade é o único refugio dos medíocre.
    A questão é se você está se deleitando com o que faz, deleita-se no ônibus, atendendo a reclamação de um cliente, servindo como caixa no supermercado, reunindo-se para discutir aquele problema, ouvindo o rádio enquanto dirige, corrigindo as provas dos seus alunos, se não está se deleitando, está com algum problema, está torcendo para que o tempo passe logo e esse momento acabe, mas você sabe né!? Tempo é... VIDA. Você está torcendo para que esses minutos de vida passem logo, e eles farão uma baita falta quando for o seu último dia, a menos que você tenha todo o tempo do mundo para esperar.. até o fim.