Depois de quase um ano do incidente, comecei a cumprir minha pena, graças a deus (cômico falar isso, porque esse post vai se tratar disso, deus) não fui preso e nem tive que limpar rua, ou lavar carro, nada contra quem vive disse, mas, não é para mim.
Chego no juizado criminal na hora marcada (19:00), e o cara que tinha marcado falou que eu veria algumas palestras por umas semanas como forma de pena alternativa, chegando no local, me deparo com 3 pastores, ou 1 pastor, 1 missionário e um pregador, ou 1 pastor e mais 2 não sei lá o quê, sei que 1 era realmente pastor, não sei a "patente" dos outros dois, e de cara penso "fodeu, crentelhos não".
Torci para ser o lugar errado e eu tivesse que ir para outra sala, mas não, era ali mesmo, e logo em seguida começou a palestra (culto), o pastor pediu para que todos se levantassem para a gente fazer uma oração. Eu nascido e criado em cultura católica, achei que daríamos as mãos, abaixaríamos a cabeça e começaríamos a rezar, ou refletir enquanto o pastor falava... Mas não, se você assim como eu, nunca visitou os reinos evangélicos, saiba que vamos fazer uma oração, é uma competição para quem fala mais alto palavras aleatórias usando as palavras "pai", "senhor", "aleluia" e "espirito santo" entre um intervalo e outro, e quanto mais alto um grita, o outro grita mais alto ainda para o nosso senhor Jesus escutar e atender, e sério, não da para entender nada, olhei para o rosto de um cara que estava a minha esquerda, e assim como eu, parecia ser o primeiro dia dele, e parecia que ele também era católico, porque ele me olhou com uma cara de "what the fuck?".
Depois dessa ~oração~ começou o culto em si, o pastor perguntou se foi tudo tranquilo no final de semana do pessoal (aparentemente eles só vão nas terças), falou algumas palavras bonitinhas, claro, usando as palavras "pai", "senhor", "aleluia" e "espirito santo" entre um intervalo e outro, e depois perguntou se alguém queria deixar seu testemunho, e obviamente, ninguém deixou, e então o cara começou a tocar musicas de crente de novo - tinha esquecido de falar, antes da oração o cara tocou umas dez musicas - e o pastor falou, depois falou o outro cara, enquanto esse segundo pastor falava, o terceiro se ajoelhou colocando os ombros em cima do assento da cadeira e começou a orar, por mais de 20 minutos, e depois ele foi falar lá na frente, mas claro, antes de ele começar a falar, o carinha tocou mais 15 musicas de crente.
Não lembro qual o livro, nem o capitulo, mas era a aquele texto "se deus está com nós, quem está contra nós?" algo assim, e depois ele falou de tentação, de drogas, de dinheiro, e etc... fiz algumas anotações no bloco de notas do celular de frases que ele usou, e a partir delas vou seguir meu texto.
"A mulher veio do corpo do homem, por isso se abrirmos o homem, vamos ver que falta uma costela"
"Deus, rei de israel, o todo poderoso"
"Não devemos temer o homem, pois o homem só mata nossa carne, devemos temer a deus, pois só ele que nos mata por toda eternidade"
"Deus tira tudo da gente para nos testar para sabermos se estamos com ele"
"Deus da a palavra pra gente espalhar seu nome"
"Deus só vai nos escutar, se nós nos humilharmos"
"Se tu tem um bom emprego, se tu tem um bom carro, se tu tem uma boa casa, não é coisa do homem, foi Deus quem te deu"
"Deus que diz tudo o que tu vai fazer, porque ele sabe de tudo antes mesmo de você nascer, quando tu era somente pó"
Claro que todas as frases, tudo que falavam, não existia plural, ou usavam a concordância errada, isso a gente até deixa passar, porque nem todos tiveram a oportunidade de aprender certo, mas que é tenso é.
Sobre a parte da costela... sem palavras, e sobre o restante... parece que Deus é um rei de game of thrones, que julga, que mata, que testa, que manda espalhar seu nome como rei, que quer ver os outros se humilhando por um punhado de piedade, e mesmo assim, nos faz acreditar que ele é o salvador... Não sei os evangélicos, mas na igreja Católica, Deus é justo e piedoso, ele é a salvação, ele é caridoso, que perdoa, aquele que ajuda, e não o que dá...
Sobre a parte dos bens, não acredito que se o homem não tivesse estudado, trabalho, corrido atrás, Deus teria dado porque queria que a pessoa tivesse aquele carro, aquela casa, isso é coisa do homem, o homem que se sacrificou, que lutou, e como recompensa, conseguiu adquirir aquilo, e isso até mesmo, se junta com a ultima frase, sobre Deus dizer o que a gente faz, mas se foi o próprio Deus, o criador que nos fez a sua imagem e semelhança, nos deu o livre arbitro para que nós podessemos viver como bem queremos, e mesmo assim, se fosse ele que escolhesse como vivemos, com tantas pessoas morrendo de frio, morrendo de doenças, morrendo de fome, sendo estrupadas, com a unica esperança é que a morte seja rápida e sem dor, do que lenta e agonizante - volto a acreditar que ele é um rei criado pelo R.R. Martin - cadê esse Deus bom que vai nos salvar? É bom ele ter uma boa desculpa.
E pra terminar o cara falou a melhor coisa para pessoas que estão cumprindo pena "espero ver vocês aqui mais vezes".
Tudo oq eu sempre quis falar, mas nunca tive vontade. Parabéns.
ResponderExcluir