Em um dia mais aleatório da sua vida, você descobre que começa a aceitar as coisas, sem saber as coisas que você não suportava, agora são toleráveis, e até prazerosas, como alguém começar a gostar de alface ou de um suco mais diferente, chá e doce de banana, essas coisas que julgávamos ser de velho, e agora nos gostamos, somos velhos agora?
Talvez sim, ou talvez aprendemos como realmente são as coisas e assim são mais fáceis de aceitar, como uma despedida repetida, alguém que é como um bumerangue, que vai e volta e vai e volta, mas não de algo rápido, e sim algo de não saber quando voltar, e nem saber se vai voltar, ou se é o mesmo bumerangue, ou se ainda é o seu bumerangue, se é um novo que te faz feliz ou um novo que te machuca, e de repente, começamos a aceitar.
Aceitar que salada é saudável e necessário e começamos a gostar, aceitamos que se todo velho, pessoa experiente gosta de doce de banana é porque tem algo realmente de bom nele, e aceitamos que não gostar era somente um preconceito, aceitamos que nem todo sonho pode se realizar, mas não significa perder as esperanças e o brilho dos olhos de uma criança, aceitamos que alguns amores não vão dar certos - não agora- e que apesar de cada despedida ser mais difícil, aceitamos que é assim.
E depois você começa parar de chorar e só espera mais um ciclo infinito, que na verdade é finito, mas algumas coisas mesmo sabendo que é passageira, gostamos de exagerar e dizer que é para sempre, como pegamos uma gripe ou temos que por gesso em alguma perna ou braço, e achamos que vamos ficar assim para sempre, ou quando fazemos um novo amigo ou temos uma nova namorada, achamos que vai durar parar sempre, e aceitar que nada é para sempre, é um vitória que demora para ser aceita.
Mas aceitar não é se conformar, aceitar tudo isso é normal, mas não aceitar é uma opção também, claro que geralmente vai vir com algum sofrimento, mas em geral, depois tudo fica fácil. Aceitar que onde moro é quente, aceitar que não vou ter tudo que quero, aceitar que tenho problemas para resolver, problemas sérios, mas aceitar não é somente para coisas ruins, coisas boas acontecem com aceitação, muitas vezes "eu aceito" é a frase usada no dia mais feliz da vida de duas pessoas, "eu aceito" para um presente, um convite, uma amizade etc. E no fim das contas, eu aceito - sendo algo ruim ou não - que te amo.
0 comentários:
Postar um comentário